sexta-feira, 13 de junho de 2014

''Gangnam Style'' do Psy foi julgado não ser uma obra de plágio


Embora um compositor, o Mr. Lee, tenha entrado com uma ação contra Psy em janeiro do ano passado, alegando que o hit viral "Gangnam Style" era um plágio de seu próprio trabalho, o tribunal decidiu contra ele em 13 de junho de 2014.

O compositor, Mr. Lee, apresentou este processo contra Psy, ou Mr. Park, exigindo uma indenização considerável de 100 milhões de won (~ R$ 200 mil reais) por suposto uso ilegal de seu trabalho original. Embora a composição do Mr. Lee fosse uma balada e "Gangnam Style" uma música de dança, ambas as canções exalavam vibrações muito diferentes, as reivindicações afirmaram que a melodia para ''Beautiful, lovabel" e "Hey sexy lady" foram plagiadas.

Em relação a isso, o Tribunal Distrital Central de Seul disse: "Há uma diferença entre o som e o ritmo das duas músicas. Não há comparação em relação às alegações de que a simples composição do coro que se repete na música são semelhantes, bem como a ideia para a escrita na música. É difícil ver os acordes e harmonias como similares. Você pode ver alguma sobreposição em partes quando se trata das letras, mas não há semelhanças substanciais."

Além disso, em relação a este processo, o lado de Psy tinha dito através de entrevistas com a imprensa: "Uma vez que o compositor está tentando ganhar dinheiro usando a popularidade da música, acreditamos que a melhor ação é nenhuma ação."

Mr. Lee disse: "Eu tenho lidado com difamação por meio de relatórios da mídia", e entrou com outro processo contra Psy e a YG Entertainment em julho. 

No entanto, ele tinha perdido esse, também, já que o tribunal disse: "É verdade que o representante da YG, Hwang, falou com uma parte da mídia para entrevistas, mas como eles foram apenas comentários simples e ele não foi hostil a respeito da verdade, é difícil reconhecer que ele tem a responsabilidade de reclamações de danos."



Nenhum comentário:

Postar um comentário