domingo, 4 de maio de 2014

Bebida típica coreana e acompanhamento.

Makgeolli


Makgeolli (막걸리) ou Makuly (takju) (탁주)  Trata-se de um vinho de arroz típico da Coreia. É doce, dotado de uma consistência leitosa e de uma cor branca suja. É preparado através da fermentação de uma mistura de arroz cozido e água, possuindo cerca de, 6,5 a 7% de teor alcoólico. Originalmente, era uma bebida bastante popular dos camponeses, recebendo o nome de Nongju (농주), que significa licor do camponês, ou licor da fazenda.


É uma bebida apreciada com aperitivos e entradas, como por exemplo, as panquecas coreanas, e seus diversos sabores, sendo a mais comum, a com cebolinhas chamadaPajeon (파전) e a Bindaetteok (빈대떡) outra variação da panqueca Pajeon.  Por outro lado, o Makkoli é também usado em rituais ancestrais coreanos.   são feitos apenas de frutas, e a composição e preparo do Makgeolli , consiste na mistura de trigo com arroz e água, que, após ser fervido, espera-se fermentar.


Tradicionalmente, a bebida é servida em um recipiente de metal ou madeira com uma concha, servindo as porções da bebida a cada pessoa em tigelas, canecas ou copos individuais. Como é uma bebida que não passa pelo processo de filtração é recomendado agitá-la antes de ser consumida, pois é comum encontrar pedaços de arroz ao ser servido, bem como para evitar que os sedimentos se depositem no fundo e deixem um líquido pálido e amarelo na parte de cima.


Para os ocidentais no geral, denominar o Makgeolli como vinho, traz bastante controvérsia, pois para os enólogos de um modo geral, vinhos são feitos apenas de frutas, e a composição e preparo do Makgeolli , consiste na mistura de trigo com arroz e água, que, após ser fervido, espera-se fermentar. Você pode encontrar o Makgeolliem diversas lojas de artigos coreanos, e algumas de artigos japoneses ou chineses também. Geralmente comercializados em garrafas de plástico, vidro ou tetrapak. É válido lembrar que bebidas alcoólicas são vendidas apenas para maiores de idade. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário