quarta-feira, 6 de agosto de 2014

8 Jeitos de causar uma boa impressão na Coréia


Se você estiver indo viajar para a Coréia para negócios ou diversão, e irá encontrar alguns coreanos, você vai querer causar uma boa impressão, não? Aqui estão 8 jeitos super legais que você pode usar com seus amigos na Coréia e conseguir uma boa impressão!

Comprar presentes
A cultura coreana coloca muita ênfase no dar e receber presentes. É costume levar presentes quando você está visitando a casa de uma pessoa coreana. Então, seria muito legal se você levasse um presente para a família que está te recebendo na Coréia. Se você está indo para a Coréia para negócios, um pequeno presente também seria super apreciado. Algo legal é que os presentes na Coréia não precisam ser caros! Um presente que seja barato (Comida ou qualquer lanche) irá fazer maravilhas para fazer uma boa primeira impressão.
Coma muito
Isto pode parecer estranho, mas os coreanos tradicionais/mais velhos gostam de ver as pessoas comendo bem. Isso é mais coisa de avô coreano (para aqueles que cresceram em uma geração que não tinha muita comida), mas os pais mais jovens também tendem a valorizar isso. Então, se você é uma pessoa jovem e vai sair com coreanos mais velhos, uma maneira de mostrar sua gratidão é comer muito. Não tenha medo de pedir mais arroz ou banchan (acompanhamentos). A pessoa irá colocar um sorriso no rosto porque você está comendo como um campeão!
Deixe os coreanos pagarem
Se você irá sair com amigos coreanos, muitos irão sentir necessidade de te pagar algo. Se você é um convidado especial, muitos anfitriões coreanos irão ter o prazer em pagar o jantar ou te convidar para jantar. Comprando refeições para outras pessoas ou cozinhar para elas é uma das maneiras como os coreanos mostram sua hospitalidade. Então, não lute contra isso e deixe seu amigo coreano pagar a refeição. Irá deixa-lo feliz e você irá ganhar uma deliciosa comida coreana. Todo mundo ganha!
Se ofereça para pagar algo
Depois de você comer uma refeição fantástica e dizer obrigado aos seus amigos, um bom gesto seria pagar um café, bebidas ou sorvete para o segundo round (이차 – icha). Sair com coreanos geralmente implica vários “rounds”. Refeições, café, sobremesa, noraebang, bares e muitos outras coisas são consideradas como rounds, e muitos grupos de amigos coreanos pagam em rodadas. Se os seus amigos estão pagando um para o outro, se ofereça para pagar a próxima rodada e faça muitos amigos na mesma hora!
Se levantar no metro ou ônibus
No metro coreano diz que você tem que se levantar para idosos, grávidas, feridos e crianças. Então, se você está sentado em uma cadeira e vê um idoso, seja uma pessoa legal e levante-se. Dar o seu lugar é um dos gestos mais legais que você pode fazer para a comunidade coreana, mas isso é algo traduzível em todo o mundo. Um jeito muito coreano de ser legal é levantar para crianças pequenas. Crianças tem um tempo difícil ficando em pé no metro ou ônibus, então se levantar para dar lugar a uma criança fofa é outro jeito de ser legal.
O deixe praticar inglês (ou outro idioma)
Alguns coreanos estudam um idioma a vida inteira mas nunca tem a chance de usar na vida real. É por isso que muitas pessoas ficam felizes com a chance de falar inglês (ou qualquer outro idioma) quando conheço um nativo daquele idioma! Se alguém está constantemente te respondendo no seu idioma, mesmo se você estiver falando coreano, talvez seja um sinal que ele quer praticar o seu idioma. Seja um amigo legal para os coreanos que estudam seu idioma. Fale com eles com o seu idioma natal e os deixe ter uma chance de praticar com um nativo.
Ajude os mais velhos
Respeito ao idoso é um conceito confucionista que os coreanos vivem até hoje. Você verá jovens ajudando idosos com coisas pesadas e atravessar a rua, mesmo que sejam estranhos. Assim, uma maneira de ser uma pessoa incrível na Coréia é ajudar os idosos quando puder. A maneira mais comum para ajudar um idoso é carregar coisas pesadas. Mesmo ajudando alguém a subir uma escada, irá mostrar uma série de cuidados e respeito. Na Coréia, isso basicamente significa que você é incrível.
Dica: Você pode chamar os mais velhos como avó (할머니 – halmeoni) ou avô (할아버지 – halabeoji), mesmo se eles não forem seus avós.
Traga o que você tiver
Isso é típico para escritórios ou escolas coreanas. Uma maneira coreana de tentar ser legal é levar para seus colegas de trabalho ou de escola alguma comida ou bebida quando você estiver fora. No caminho de volta para o trabalho, se você estiver com vontade de sorvete, um jeito coreano muito legal de se fazer é comprar sorvete para os seus colegas também. Não é tão caro, e é algo comum na Coréia para ser legal. Algumas coisas comuns para levar para o trabalho ou escola são: Sorvetes, bebidas, pão, café e etc… Lembre-se, compartilhar é cuidar.
CR: 2ways

Nenhum comentário:

Postar um comentário