sábado, 12 de julho de 2014

Dae Sung Fala Sobre Seu Novo Álbum Japonês “D’sLove”


O álbum pelo qual temos esperado, o primeiro álbum original de D-LITE, “D’slove”, será lançado em 16 de julho.

Quatro canções, lançadas para celebrar o início da turnê “D-LITE DLive 2014 in Japan ~D’slove~”, “Rainy Rainy”, “Awake Asleep”, “Try Smiling” e “Look At me Gwisun”, ficaram em 1º na parada de álbuns do iTunes e também ocuparam as 4 primeiras posições do ranking em tempo real do mu-mo, o que mostra a expectativa por seu novo álbum. O álbum irá conter 10 canções, incluindo estas quatro faixas, e todas elas são cantadas em japonês.

Com o álbum D’scover, D-LITE fez cover de várias canções famosas do J-Pop, ficando em 2º lugar na parada semanal do Oricon, e pudemos desfrutar sua maneira única de cantar. Desta vez, em D’slove, ele escreveu a letra da maioria das canções e mostrou suas habilidades, não só como cantor, mas expressando seus sentimentos e criando. A precisão de seu talento se mostra também neste novo trabalho, onde podemos ver sua alta qualidade musical.

“No começo, eu queria que o tema do álbum fosse “LOVE” (amor), e então decidi nomeá-lo ‘D’slove’. Isto aconteceu por volta de fevereiro. Comecei escolhendo as canções, sem pensar no gênero, simplesmente selecionando aquelas que eu queria cantar“.

“Rainy Rainy” e “Dress” foram feitas exclusivamente no Japão. D-LITE disse que se ele não tivesse encontrado estas duas canções, o álbum teria tomado outro rumo.

“Eu recebia 2-30 músicas demo, da produção japonesa e, após ouvi-las, as dividia por 3-4 vezes; mas não conseguimos encontrar boas canções. Eu comecei a pensar que deveria apenas selecionar as músicas da produção coreana, mas nas últimas remessas de canções japonesas, encontrei estas duas e senti, imediatamente, que queria cantá-las“.

As músicas que tocaram D-LITE foram, coincidentemente, escritas pelo mesmo compositor, MITSU J. Então D-LITE adicionou suas letras para dar sentimento às canções.

“Achei que o compositor que escrevera essas canções combinava com minha ‘cor’. Inicialmente, houve letras temporárias para a melodia, como elas já eram muito boas, eu tentei não excluir os versos e acrescentei outros, da minha cabeça. Escrevi ‘Rainy Rainy’ em um quarto escuro, durante a noite só com uma lâmpada acesa, por isso esta acabou sendo uma música séria. Mas seu som não é sombrio, pelo contrário, você pode sentir o calor e a força do fundo do coração“.

Além de “Rainy Rainy”, “Feelings Deepened” e “Awake Asleep” também falam sobre corações partidos, mas há o som dinâmico de uma banda e a voz sensível de D-LITE perdura nesse som.

“Uma canção é uma história de 3 a 5 minutos, certo? Se tanto letra quanto melodia são muito tristes, eu também me sentirei triste. Acho que é bom ter músicas tristes de vez em quando, mas se houver muitas delas, vou ficar de coração partido (risos). É por isso que eu queria fazer um som que pudesse ser alegre. Acho que há diferentes lados da tristeza. Há sentimentos de tristeza muito belos; eu queria expressar esses variados tipos de sentimentos em minhas canções“.

Em “As for Two?Alone!!” há uma batida groove, palmas e vários sons que nos fazem imaginar o público curtindo a música. “Shut Up”, escrita por G-Dragon, é libertadora, iniciando com o violão e piano e, então, mudando sua melodia, para mostrar a emoção através de um som punk. Nas baladas “Even When the World Ends” e “Dress” você pode sentir a voz ao seu redor, de maneira fascinante.

“Você será capaz de ouvir vários gêneros neste álbum. Mas eu tinha em mente que queria mostrar algum tipo de vibração “rock”. Rock que eu pudesse curtir, enquanto cantava. Pode parecer inesperado, mas acredito que tenho “raízes” no rock. Eu sempre ouvia trot por causa dos meus pais, mas rock era um gênero que eu gostava de descobrir, ouvindo artistas ingleses e eu realmente gostava de assistir performances ao vivo. A banda mais inspiradora é o Queen. Eu ainda assisto suas performances ao vivo e me inspiro“.

O microfone está decorado com rosas e correntes, e seu desempenho lembra o de Freddie Mercury, então você pode ver suas “raízes” durante a turnê solo de D-LITE. Como na turnê do ano passado, o conceito mais importante desta é o “calor”. “Mesmo quando estou cantando uma música triste, há um certo ‘calor’, já que meus sentimentos se mostram na canção. Isso acontece desta maneira, por que tenho em mente o desejo de me tornar “uma única unidade” com o público, através da minha música. Durante a gravação, imagino que estou tendo uma conversa com todo mundo“.

Esta é a primeira vez que D-LITE tem um papel tão importante, escrevendo as letras. “Eu pude me divertir fazendo isto“, ele diz, sorrindo.

“Havia limitações na minha agenda, o que me deixava preocupado, mas criar meu próprio trabalho, do zero, foi um processo muito divertido. Mesmo quando eu gravo, não importa se já debutei há 10 anos, com o Big Bang, este ainda é um processo difícil (risos). Minha garganta está fraca, mas minhas canções pedem notas altas. Eu também tive que cantar, por muito tempo, prestando atenção na minha pronúncia, o que foi muito difícil. Desta vez, gravei uma semana direto, por isso, tão logo as gravações terminaram, eu fui para casa e dormi… Eu não como alimentos apimentados e tento beber água com frequência, a partir de 2 horas antes da gravação.

Mas como desta vez muitas das canções foram escritas por mim, cantá-las, enquanto me recordava de experiências passadas, me permitiu mergulhar na minha música. O importante era como eu começava a cantar e como eu terminava cada canção. Porque acredito que o início e o fim de uma música permanecem na mente das pessoas; e então, mantive isto em mente“.

A voz lírica de D-LITE expressa as mudanças de humor do personagem. Você pode sentir sua respiração e a história de cada canção é retratada vividamente, de forma organizada. Provavelmente os ouvintes irão refletir os personagens da canções em si mesmos, despertando variadas emoções.

Outro tema importante do álbum é “Look At Me Gwisun”, que mostra suas habilidades de cantor trot, com letras em japonês, escritas por Hyadain (compositor japonês). Hyadain retratou o lado engraçado de D-LITE e conseguiu manter a alegria e poder da canção original. É também interessante, o fato de “I LOVE YOU” ter entrado no álbum.

As atividade solo de D-LITE, no Japão, começaram com o lançamento de um álbum de covers. Ele freqüentemente diz que não tinha muita confiança, mas que isto mudou com seu primeiro álbum de covers. Podemos ver a evolução de D-LITE, como intérprete e como cantor, no álbum “D’slove”. E podemos ver seu futuro, como artista solo.

“Espero que as pessoas se sintam dessa forma. Há um número incontável de canções de amor no mundo, mas também há muitas histórias de amor. Neste álbum, eu retratei alguns dessas histórias, aquelas que eu pude viver. Quanto ao último álbum de covers, eu sofri certa pressão, pois as canções traziam as memórias iniciais de seus autores, e eu tive que colocar meu próprio entendimento das canções. Mas desta vez, todas as canções são sobre meus pensamentos, são todas canções originais, nas quais eu trabalhei desde a estaca zero. Então, trabalhei nelas, desejando que todos pudessem ouvi-las em breve. Este é o meu primeiro álbum original, portanto havia ainda mais pressão e preocupações. Eu quero, sinceramente, que as pessoas me deixem saber quais foram suas reações à ele. Como eu disse antes, eu gostaria de me tornar “um só”, com todos vocês, através deste álbum. Por favor, esperem pelo meu futuro“.




Nenhum comentário:

Postar um comentário